Modificando a Linguagem do Administration Tool

A interface de usuário da ferramenta de administração do Oracle BI (Administration Tool) é instalado por padrão no idioma do sistema operacional.

Por exemplo, se o meu SO é em espanhol, todos os menus e botões são exibidos em espanhol. Normalmente, por ser instalado no server, o Administration Tool está em inglês. É bem comum  vermos as pessoas usando o OBIEE em português e o Administration Tool em inglês e bem poucas sabem que é possível alterar isto.

Se você precisar alterar o idioma da interface de usuário da ferramenta de administração, sem alterar o idioma do sistema operacional, então você pode usar a variável de ambiente ORACLE_BI_LANG para esta finalidade.

Neste exemplo, ensino a definir o parâmetro ORACLE_BI_LANG para o espanhol na plataforma Windows7, para mostrar uma linguagem diferente do nosso usual (inglês/português).

1. Botão direito do mouse em “Computador” e clique em “propriedades”.

2. Clique no link “Configurações avançadas do sistema” (“Advanced system settings”).

3. Na guia Avançado, clique no botão “Variáveis de Ambiente” (“Environment Variables”).

4. Na seção “Variáveis do Sistema” ( “System Variables“), clique no botão “Novo” para adicionar uma nova variável como mostrado na imagem seguinte. (Para português usamos “pt-br”)

Admin tool

5. Abra a ferramenta de administração para ver se a mudança foi feita. Observação: Não há necessidade de reiniciar o PC ou Serviços de BI.

admin tool lang

 

Abaixo, uma tabela do código das principais linguagens para o Admin Tool

admintoollang

Espero ter ajudado!

The following two tabs change content below.

Leila Conz

Latest posts by Leila Conz (see all)

Deixe uma resposta